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Segurança

A sua segurança é a nossa maior prioridade.

Não existe, até à data, registo de ataques direcionados à MEO Wallet ou aos seus clientes.

Dicas de Segurança

Para que use sempre a sua MEO Wallet em segurança, preparámos um conjunto de dicas que o ajudam a salvaguardar os seus dados pessoais e bancários.

Esteja também atento aos nossos alertas de segurança, que o avisam de eventuais tentativas de fraude ou ataque dirigidas aos clientes da MEO Wallet.

A MEO Wallet garante a segurança e a confidencialidade dos meus dados?

Para esclarecimentos adicionais ou para reporte de incidentes de segurança, poderá entrar em contacto com o nosso responsável pela segurança, Pedro Inácio, através do email security-team@wallet.pt.

O PIN e a palavra-passe devem ser difíceis de adivinhar

Os códigos de acesso à sua MEO Wallet (PIN e palavra-passe) devem ser difíceis de adivinhar, mas fáceis de memorizar.

A Altice Pay, S.A. nunca lhe pede os seus códigos de acesso por email, SMS ou telefone.

Forneça os códigos recebidos por SMS apenas ao comerciante

Para fazer pagamentos por SMS, irá receber SMS com códigos que autorizam os pagamentos. Para autorizar um pagamento, dê-os apenas ao comerciante. Não os divulgue a mais ninguém.

Para sua segurança, cada código tem uma validade de 5 minutos, estando limitado a uma única utilização.

Não divulgue os seus dados pessoais ou os dados dos seus cartões bancários

Suspeite sempre de pedidos de dados pessoais ou de dados de cartões bancários para os quais não exista uma real necessidade, no âmbito da utilização da sua MEO Wallet.

A Altice Pay, S.A. apenas solicita um conjunto de dados pessoais no ato de adesão ou alteração de conta, através do preenchimento do formulário respetivo.

A Altice Pay, S.A. solicita os dados de cartões bancários completos

  • quando os cartões são adicionados à MEO Wallet;

  • sempre que é efetuado um pagamento isolado (sem estar autenticado na conta);

  • para autenticar o utilizador no processo de recuperação de conta.

Para validações adicionais, a Altice Pay, S.A. apenas solicita os últimos 4 algarismos do número de cartão bancário, de acordo com as melhores práticas de segurança.

De resto, a Altice Pay, S.A. nunca solicita os dados completos dos cartões bancários por email, SMS, ou telefone.

Use a MEO Wallet com segurança no computador

Não use a MEO Wallet em computadores públicos

A MEO Wallet não deve ser usada em computadores públicos, normalmente partilhados por muitas pessoas. Não é possível garantir que o computador não esteja infetado com vírus que acedam aos seus dados pessoais.

Atualize sempre o seu software

Instale sempre as últimas atualizações de software no seu computador (por exemplo, as últimas versões dos sistemas operativos), que costumam ter correções às falhas de segurança recentemente descobertas.

Atualize sempre o seu antivírus

Instale sempre as últimas atualizações de antivírus no seu computador, que costumam ter defesas contra os vírus mais recentes e correções às falhas de segurança recentemente descobertas.

Não ignore os avisos acerca de sites perigosos

Quando navega na Internet, esteja atento aos avisos do seu browser acerca de sites potencialmente perigosos. Não entre em sites que o seu browser desaconselha.

Não faça pagamentos nem divulgue os seus dados em sites que não sejam autênticos

Nunca introduza os seus dados pessoais, dados bancários ou credenciais de acesso em sites em que não consiga validar a autenticidade. A validação da autenticidade de um site pode ser validada quando as seguintes condições se verificarem: endereço do site começa por https://, contém um cadeado, o certificado digital refere o site em questão e está assinado por uma autoridade certificadora (ex: DigiCert).

Veja aqui um exemplo.

Não confie em emails com remetente, assunto ou conteúdo duvidoso

Qualquer email com remetente, assunto, links ou anexos duvidosos requer cuidados especiais. Por exemplo, deve desconfiar de emails que:

  • surgem sem razão aparente (por exemplo, email com notificação de operação sem que tenha usado a MEO Wallet);

  • pedem resposta urgente (normalmente com ameaças, caso não responda);

  • contêm links para páginas de destino com endereços que não começam em wallet.pt;

  • contêm frases sem sentido ou erros ortográficos pouco habituais.

Quando devo desconfiar de emails sobre a MEO Wallet?

Recebi um email estranho sobre a MEO Wallet. O que devo fazer?

Use a MEO Wallet com segurança no telemóvel

Não divulgue o seu PIN de acesso

Os smartphones e tablets podem perder-se ou ser roubados. Por essa razão, é preciso um PIN para entrar na app MEO Wallet. Para sua segurança, nunca divulgue o seu PIN.

O que é o PIN da app MEO Wallet?

Faça o download da app MEO Wallet nas app stores oficiais

Para sua segurança, o download da app MEO Wallet deve ser feito sempre nas lojas oficiais de software online (Google Play, Apple Store, etc.).

Não use a MEO Wallet num smartphone desbloqueado

Um smartphone desbloqueado (que tenha sido alvo de “jailbreak”) dá poucas garantias de segurança. Por isso, não é recomendável usar a MEO Wallet num smartphone desbloqueado.

Atualize sempre o seu software

Instale sempre as últimas atualizações de software no seu smartphone (por exemplo, as últimas versões dos sistemas operativos, como o Android e o iOS), que costumam ter correções às falhas de segurança recentemente descobertas.

Tenha também instalada a última versão da app MEO Wallet.

Não confie em SMS com remetente ou conteúdo duvidoso

Tenha cuidado com os SMS diferentes do habitual. Não confie em SMS com remetente, conteúdo ou links duvidosos. Pode tratar-se de uma tentativa de SMiShing, que é uma forma de roubo de dados pessoais através de SMS.

De resto, um SMS com um link é quase sempre suspeito. E é especialmente suspeito se o receber logo após ter dado o seu número de telemóvel num site que não é de confiança.

Recebi um SMS estranho sobre a MEO Wallet. O que devo fazer?

Não confie em emails com remetente, assunto ou conteúdo duvidoso

Tal como num computador, tenha cuidado com emails com remetente, assunto, links ou anexos duvidosos que receba no seu smartphone. Por exemplo, deve desconfiar de emails que:

  • surgem sem razão aparente (por exemplo, email com notificação de operação sem que tenha usado a MEO Wallet);

  • pedem resposta urgente (normalmente com ameaças, caso não responda);

  • contêm links para páginas de destino com endereços que não começam em wallet.pt;

  • contêm frases sem sentido ou erros ortográficos pouco habituais.

Quando devo desconfiar de emails sobre a MEO Wallet?

Recebi um email estranho sobre a MEO Wallet. O que devo fazer?

Use a MEO Wallet com segurança na MEO Box

Associar a sua MEO Wallet a uma MEO Box é sempre seguro, uma vez que, para fazer uma compra, é sempre pedido o PIN. No entanto, recomendamos que associe a sua MEO Wallet apenas à sua MEO Box, e que não deixe o PIN num lugar acessível a outras pessoas.

É seguro associar a MEO Wallet a qualquer MEOBox?

Phishing

O que é o Phishing?

O phishing é uma forma de roubo de dados pessoais ou bancários através da Internet (em emails ou sites, normalmente usando vírus ou outro software malicioso), por SMS ou por telefone.

Suspeite sempre de pedidos de dados pessoais ou de dados de cartões bancários para os quais não exista uma real necessidade, no âmbito da utilização da sua MEO Wallet.

Se receber um email sobre alteração de dados ou de códigos de acesso e não tiver feito um pedido nesse sentido, entre em contacto connosco.

Phishing por email ou SMS

O email é o meio mais utilizado para tentar roubar dados pessoais, dados de acesso ou dados bancários. Mas também podem tentar roubar os seus dados por SMS. Não confie em emails ou SMS que:

  • surgem sem razão aparente (por exemplo, email com notificação de operação sem que tenha usado a MEO Wallet);

  • pedem resposta urgente (normalmente com ameaças, caso não responda);

  • contêm links para páginas de destino com endereços que não começam em wallet.pt;

  • contêm frases sem sentido ou erros ortográficos pouco habituais.

Tenha atenção se receber um email ou SMS diferente do habitual. Pode tratar-se de uma tentativa de phishing (ou SMiShing, se se tratar de um SMS). Se suspeitar que o email ou SMS não foi enviado por nós, entre em contacto connosco.

Phishing por telefone

O Apoio ao cliente MEO Wallet não o contacta por telefone a pedir a sua palavra-passe ou os seus dados bancários. Se isso acontecer, é provavelmente uma tentativa de phishing.

Suspeite sempre de pedidos sobre dados pessoais por telefone. A única vez em que lhe pedimos uma lista de dados pessoais é quando preenche o formulário para aderir. Se receber um telefonema sobre alteração de dados ou de código de acesso e não tiver feito um pedido nesse sentido, entre em contacto connosco.

Como funciona o phishing?

O phishing é um esquema criminoso que recorre a emails, sites, SMS ou telefonemas falsos para roubar os dados pessoais, dados de acesso a contas ou dados bancários dos utilizadores. Tanto pode persuadi-los a fornecer esses dados, como pode roubá-los através de vírus ou outro software malicioso instalados nos seus computadores ou smartphones.

Muitas vezes, os emails e SMS de phishing fingem vir da parte de empresas com as quais tem um contrato, instituições com as quais contacta regularmente ou sites em que está inscrito.

Como identificar uma tentativa de phishing?

Suspeite sempre de pedidos sobre dados pessoais - num site ou por email, SMS ou telefone. A única vez em que lhe pedimos uma lista de dados pessoais é quando preenche o formulário para aderir. Se receber um email sobre alteração de dados ou de código de acesso e não tiver feito um pedido nesse sentido, entre em contacto connosco.

Alguns emails não são de confiança

Não confie em emails que pareçam vir da MEO Wallet, mas que:

  • surgem sem razão aparente (por exemplo, email com notificação de operação sem que tenha usado a MEO Wallet);

  • contêm links para páginas de destino com endereços que não começam em wallet.pt (ou https://www.wallet.pt);

  • contêm frases sem sentido ou erros ortográficos pouco habituais;

  • tenham uma saudação genérica (a MEO Wallet saúda o cliente de forma personalizada);

  • tenham contactos diferentes dos que estão no site da MEO Wallet;

  • tenham um remetente diferente daquele que costuma vir nos emails que recebe da MEO Wallet.

Em geral, não confie em emails que:

  • pedem resposta urgente (normalmente com ameaças, caso não responda);

  • contêm frases sem sentido ou erros ortográficos pouco habituais;

  • tenham anexos duvidosos ou que o seu computador ou smartphone identifique como software malicioso.

Alguns sites não são de confiança

Não confie em sites que pareçam ser da MEO Wallet, mas que:

  • lhe peçam dados pessoais, dados de acesso ou dados bancários para os quais não exista uma real necessidade, no âmbito da utilização da sua MEO Wallet;

  • contêm links para páginas de destino com endereços que não começam em wallet.pt (ou https://www.wallet.pt).

Em geral, não confie em sites que:

  • o seu browser de Internet desaconselhe ou cuja autenticidade não consegue validar;

  • lhe peçam dados pessoais, dados de acesso a contas ou dados bancários, mas não estejam protegidos por protocolos de segurança SSL (ou seja, cujo endereço não comece por https:// ou não tenha o desenho de um cadeado antes do endereço);

  • contêm frases sem sentido ou erros ortográficos pouco habituais.

Alguns SMS não são de confiança

Não confie em SMS que:

  • surgem sem razão aparente (por exemplo, SMS com notificação de operação sem que tenha usado a MEO Wallet);

  • pedem resposta urgente (normalmente com ameaças, caso não responda);

  • contêm links para páginas de destino com endereços que não começam em wallet.pt (ou https://www.wallet.pt);

  • contêm frases sem sentido ou erros ortográficos pouco habituais.

De resto, um SMS com um link é quase sempre suspeito. E é especialmente suspeito se o receber logo após ter dado o seu número de telemóvel num site que não é de confiança.

As nossas notificações ajudam-no a identificar uma tentativa de phishing

As operações ou alterações relevantes à MEO Wallet geram notificações, para que possa detetar facilmente uma operação que saiba que não foi feita por si. Se receber alguma notificação de uma operação que não foi feita por si, entre em contacto connosco.

Como posso evitar ser vítima de phishing?

  • Nunca divulgue a sua palavra-passe por email, telefone ou pessoalmente;

  • consulte regularmente os movimentos da sua MEO Wallet;

  • não apague automaticamente as notificações que lhe são enviadas por email;

  • instale regularmente as últimas atualizações do seu sistema operativo e da app MEO Wallet;

  • atualize o seu antivírus regularmente;

  • desative os smartphones ou tablets que não utiliza com frequência em O Meu Perfil > Dispositivos;

  • não guarde os seus dados pessoais (nome de utilizador, palavra-passe, códigos de cartões bancários) no telemóvel ou no computador. Se o fizer, tenha a preocupação de apagar esta informação se vender o seu telemóvel ou computador ou os puser a reparar;

  • se desconfiar que a sua conta está a ser utilizada por outra pessoa, altere a palavra-passe;

  • suspeite sempre de pedidos sobre dados pessoais - num site ou por email, SMS ou telefone;

  • se suspeitar de algum email, SMS ou telefonema, entre em contacto connosco.

Foi vítima de phishing? Fale connosco

Se foi vítima de phishing ou desconfia que algum email, SMS ou telefonema são uma tentativa de phishing, reporte a situação para spoof@wallet.pt ou entre em contacto connosco.

Recebi um email ou SMS de phishing

  • Contacte a empresa ou instituição cuja identidade foi usada pelo email ou SMS de phishing que o tentou enganar. Tente perceber se o email ou SMS que recebeu é legítimo ou se se tratou de facto de phishing.

  • Consulte também os casos de phishing conhecidos que usam a identidade dessa empresa ou instituição.

  • Se for phishing, não abra o email ou SMS, não clique em nenhum link nem abra nenhum anexo. Apague o email ou SMS.

  • Entre em contacto connosco

Abri um link anexo de phishing e o meu computador ou smartphone ficou infetado

  • Desligue a ligação à Internet do seu computador ou smartphone.

  • Se o software malicioso for detetado pelo seu antivírus, tente removê-lo com o antivírus.

  • Se não o conseguir remover, reinstale o sistema operativo e reponha as cópias de segurança anteriores à infeção. Esta é a forma mais segura de remover o software malicioso.

  • Entre em contacto connosco

Dei dados pessoais ou bancários quando tinha o computador ou smartphone infetado

  • Siga os passos do título anterior.

  • Informe o seu banco do que aconteceu e cancele os cartões bancários cujos dados possam ter sido roubados desde que tem o computador ou smartphone infetado.

  • Altere todas as palavras-passe que possa ter usado desde que tem o computador ou smartphone infetado.

  • Entre em contacto connosco

Pagar com Segurança

A sua segurança é a nossa maior prioridade. Quer queira fazer compras, quer queira receber pagamentos na sua loja, a MEO Wallet é um dos meios de pagamento mais seguros para si, garantindo a proteção dos seus dados pessoais e bancários.

A MEO Wallet tem a certificação de segurança PCI DSS, que é o standard mais rigoroso de segurança no setor dos pagamentos com cartões de crédito.

Alguns dos mecanismos de segurança mais visíveis para o utilizador são:

  • utilização do protocolo SSL para transmissão de dados cifrados através da Internet;

  • logout automático por inatividade.

Quero pagar com MEO Wallet. A MEO Wallet garante a segurança e a confidencialidade dos meus dados?